O curso de Medicina Veterinária forma profissionais capazes de intervir em todos os setores associados à saúde animal. Atividades de inspeção de produtos de origem animal e direção de estabelecimentos de ensino e pesquisa são algumas de suas competências. Conversei com a Thais Costa, coordenadora do curso de medicina veterinária da Universidade Positivo.

A formação em Medicina Veterinária habilita para a atuação em mais de 80 áreas, portanto, é uma profissão muito ampla. “Temos campos com carência de profissionais, como algumas áreas de produção (aves, suínos, ovos, pescados, etc.) e outras que estão mais saturadas, como a clínica de pequenos animais. Para um profissional de destaque, mesmo as áreas mais concorridas também possuem oportunidades. Mesmo com o aumento de profissionais na área de clínica de pequenos animais, o profissional que busca uma especialização diferenciada e é muito dedicado, consegue uma inserção muito boa, pois o mercado necessita de profissionais bem formados, com alta dedicação e com qualidades outras, além da parte técnica”, diz a coordenadora.

Sobre a carência nos profissionais de hoje, Thais responde: “Os profissionais precisam aprimorar sua formação humanística, melhorando aspectos como resiliência, determinação, empatia, aprender a lidar com situações difíceis, trabalhar em equipe, respeitar colegas e tutores, além da sua formação técnica”.

Para finalizar, a coordenadora fala sobre o que potencializa o curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo: “O curso de Medicina Veterinária conta com uma infraestrutura de primeira qualidade com centros de simulações, clínica veterinária- escola, clínica fazenda-escola, laboratórios estruturados que ajudam na formação técnica e oportunizam uma vivência interna de diversas situações para que possam aprender a lidar, além de proporcionar uma formação humanística com um corpo docente de excelência. O curso de Medicina Veterinária conta com um currículo moderno, que já atende as novas diretrizes curriculares nacionais, com uma carga horária diferenciada de estágio, sendo metade dessa carga horária dentro das nossas instalações e a outra metade de acordo com a vocação e a proposta do estudante. Dentro desse novo currículo, há uma forte formação na saúde pública para que os médicos veterinários estejam preparados para atuar nas diversas áreas da saúde humana, animal e ambiental contribuindo para a formação das políticas públicas locais, regionais, nacionais e mundiais”.

PATROCÍNIO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here