O curso de Psicologia forma profissionais capazes de diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

Ao final do curso, o aluno estará qualificado para observar e analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente para ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

A área de atuação desse profissional não está limitada apenas aos consultórios e clínicas particulares. Há muitos graduados que são contratados por empresas de diferentes ramos para o setor de Recursos Humanos. Há também espaço nas instituições de saúde e de assistência social.

Conversei com a Dhayana Veiga, coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Positivo, que me contou como está o campo da Psicologia: 

“A Psicologia encontra-se atualmente em expansão, com uma inserção crescente e ampliada na interface com diferentes áreas do conhecimento e contextos de atuação. Ela tem ampliado seu alcance na interface com a tecnologia, por exemplo. No cenário atual da pandemia da COVID-19, a procura pelo atendimento clínico teve um aumento expressivo, diante de queixas de ansiedade, medo e insegurança. Em equipes de saúde, a presença da psicologia tem se mostrado essencial e a procura por profissionais capacitados para atuarem nesse contexto também cresceu. Nos últimos anos, os salários vêm aumentando em resposta a uma maior necessidade e reconhecimento do trabalho em Psicologia”, diz a coordenadora.   

Questionada sobre a carência nos profissionais de hoje, Dhayana responde:

Profissionais formados em Psicologia costumam procurar pela complementação em sua formação em áreas relacionadas ao empreendedorismo, administração, finanças, aspectos jurídicos e burocráticos, contábeis e marketing. É comum observar em profissionais de Psicologia uma dificuldade em atribuir ao seu trabalho o devido valor monetário e conduzir práticas de cobrança que estejam de acordo com a qualidade, fortalecendo o devido reconhecimento de sua profissão. Essa dificuldade dos profissionais impacta tanto no desenvolvimento da carreira do profissional em questão quanto na representação social da classe profissional. É preciso chamar a atenção desse profissional para a sua responsabilidade não apenas para o exercício competente e de qualidade, mas também para o valor que a classe profissional possui para a sociedade, o que está diretamente relacionado ao retorno financeiro de seu trabalho.        

Para finalizar, a coordenadora nos conta o que potencializa o curso de Psicologia da Universidade Positivo:

O contato direto com a diversidade de orientações teórico-metodológicas da Psicologia e com seus diferentes contextos de inserção profissional, além do comprometimento com o desenvolvimento sustentável. Sua formação é voltada para o desenvolvimento de competências científicas e profissionais com autonomia, responsabilidade, ética, criatividade e pensamento crítico diante dos diversos desafios e da elevada complexidade dos problemas atualmente enfrentados pela sociedade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here